Arquivo Central
O Arquivo Central é um setor da Coordenadoria de Orçamento, Processos e Documentos, que tem por objetivo a gestão de documentos, protocolo e do sistema de arquivos da Universidade Federal de Lavras.
Principais atividades desenvolvidas:
- Planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo;
- Planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;
- Planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;
- Planejamento, organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivística e mistos;
- Planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem e digitalização aplicadas aos arquivos;
- Orientação do planejamento da informatização aplicada aos arquivos;
- Orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos;
- Orientação da avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;
- Promoção de medidas necessárias à conservação de documentos;
- Elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivística;
- Assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa;
- Desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
- Recebimento, registro e distribuição dos documentos de servidores, bem como controle de sua movimentação;
- Arquivamento de documentos de servidores;
- Classificação, arranjo, descrição e execução de demais tarefas necessárias à guarda e conservação dos documentos, assim como prestação de informações relativas aos mesmos.