Ir direto para menu de acessibilidade.

Matriz de Descentralização de Recursos

Baseando-se na Matriz Orçamentária do Governo Federal a PROPLAG implementou, no ano de 2009, a matriz de alocação de recursos orçamentários, custeio e capital para as Unidades Acadêmicas da UFLA. Em um primeiro momento considerados diversos parâmetros calculados sobre uma base de dados de caráter acadêmico e científico que buscava valorizar o desempenho de cada departamento didático-científico.

A partir de 2018 a Matriz Orçamentária passou por melhorias e foi aplicada para a nova Estrutura Organizacional da UFLA. Dentre as melhorias que busca incentivar aspectos qualitativos e meritocráticos pode-se destacar o bônus na graduação para aquelas UAs como menor retenção, bônus na pós-graduação de acordo com os conceitos CAPES dos Programas, o uso do Impacto de citação normalizado por categoria (CNCI) como bônus para a pesquisa, a existência de laboratórios multiusuários, dentre outros parâmetros.

O uso da matriz de distribuição de recursos considera todas as despesas de custeio, como diárias, passagens, materiais de consumo, serviços de terceiros, limpeza, energia elétrica etc, bem como os investimentos. Somadas a estas despesas é possível obter os gastos com pagamento de folha de pessoal e assim obter as despesas correntes totais por Faculdades, Escolas e Institutos.

Clique aqui para acessar a matriz de descentralização de recursos do ano de 2022.

Clique aqui para acessar a matriz de descentralização de recursos do ano de 2023.

Clique aqui para acessar a matriz de descentralização de recursos do ano de 2024.

Acesso ao Sistema de Gestão de Recursos Financeiros

Tutoriais

Matriz OCC - Orçamento de Outros Custeios e Capital:

Despesas de Custeio e Capital
    Entenda a Matriz